quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Interesses econômicos afetam a informação

“A mídia acompanha de perto os problemas sociais, mas o enfoque depende muito da editoria em que vai sair porque nas empresas de comunicação também existem os interesses econômicos.” Esta é a opinião do jornalista Rafael Motta, formado pela UNISANTOS e atual subeditor do caderno Baixada Santista do jornal A Tribuna. Ele participa da mesa Comunicação e Cidade, nesta quinta-feira, ao lado do jornalista Fernando Allende e do sociólogo Célio Nori.

“Acredito que os problemas de circulação na cidade começaram na segunda metade da década de 90, até porque em 1998 começou a discussão e a aprovação do Plano Diretor. Com todos os avanços que temos, como o pré sal e o boom imobiliário, por exemplo, a vida fica mais cara para o trabalhador assalariado”, declarou Motta.

O jornalista inicou sua carreira na área de comunicação antes mesmo de ingressar na universidade. Aos 14 anos conseguiu seu primeiro emprego na Rádio Clube, a 4ª emissora de rádio mais antiga da Cidade. Trabalhou também na TV com produção e edição de imagens e em 2000 entrou para o Diário do Litoral. Em 2006, Motta foi para o jornal A Tribuna onde começou como repórter e trabalha até hoje. Ela tem um blog crítico em que escreve sobre questões sociais como política e economia local. O endereço é http://reexame.blogspot.com.

Texto: Bárbara Leal
Foto: Jéssyca Rolemberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário