sábado, 8 de outubro de 2011

Assessorar instituições públicas é complicado

Finalizando a Semana de Comunicação Social, a palestra “Assessoria de Comunicação Pública”, neste sábado, trouxe à UNISANTOS, a ex-aluna do curso de Jornalismo, Karina Praça. Depois de atuar como repórter no jornal Diário do Litoral, a jornalista está há 10 anos trabalhando na Prefeitura de Guarujá e hoje é assessora de comunicação.

A relação entre assessoria de imprensa e veículo de comunicação sempre foi motivo de polêmica e preconceito entre os profissionais do jornalismo. Para Karina, essa relação já está melhor e tem que ser a mais tranquila possível. “Hoje, a gente trabalha com diálogo, com informação. A gente tenta um contato mais aproximado com o jornalista de veículo, porque a relação tem que ser a mais clara, a mais transparente possível”.

A assessora de comunicação ressalta que o trabalho de assessoria fica ainda mais complicado quando se trata de uma empresa pública. “Quando você trabalha em uma instituição pública, você fica um pouco refém à questão de eleições, de partidos. Por mais que você procure fazer um trabalho isento e técnico, não há como não se envolver com as questões políticas”.
Karina também lembra da época em que era estudante e acredita que a Semana de Comunicação Social é muito importante para os estudantes. “É importante para que os alunos tenham acesso ao mercado, para que eles vejam outras pessoas que saíram dessa Universidade e até se motivem a querer mais e melhorar”.

Texto: Juliana Vieira
Foto: Matheus Tagé

Nenhum comentário:

Postar um comentário